Qual a diferença entre a serigrafia e a tampografia?

Atualizado: 4 de Set de 2019

A tampografia e a serigrafia são dois dos métodos mais famosos para personalização de brindes. Mas afinal, qual a diferença entre elas?


A tampografia é um processo de gravação em que a transferência de tinta é feita de forma indireta, a partir de um clichê gravado em baixo relevo com a arte a ser impressa, por um tampão que solta o pigmento na superfície do material.

Ela oferece maior definição e precisão em linhas finas e detalhes pequenos, o que faz com que seja um processo utilizado para imprimir em superfícies regulares e também irregulares, como: canetas, bolas, capacetes, etc.


Já a serigrafia (ou silkscreen), trata-se de um método em que se usa uma tela com uma matriz feita em material altamente perfurado, como o nylon. As áreas em branco da impressão possuem os furos da matriz tampados, enquanto nas áreas de impressão, a matriz permanece com suas perfurações abertas.

Essa matriz passa por um processo de fotossensibilização, o que causa a abertura dos poros formando assim a arte. A gravação no material é realizada pressionando a tinta contra a tela por meio de um rodo especial.

A serigrafia é utilizada para a personalização dos mais variados tipos de materiais, como, por exemplo: canetas, lápis, chaveiros, blocos, cadernos, sacochilas, squeezes, entre muitos outros.



4 visualizações
Contatos
Telefone - (11) 2359-6263 | 97604-6263
Mapa do Site
Mídias Sociais
  • Pinterest
  • Instagram
  • Facebook ícone social

Criado e Desenvolvido por Touch Personalização © 2019 

São Paulo/SP - Brasil